Insônia

De Citoyens pour le climat
Sauter à la navigation Sauter à la recherche

Existem diversos distúrbios do sono que dificultam o descanso necessário ao corpo, mas hoje vamos conversar um pouco sobre a insônia – que afeta a cada dia mais brasileiros. Muitos pacientes com Insônia Idiopática (sem causa aparente) relatam dificuldade para dormir de início ainda na infância. A melatonina é um hormônio que ajuda a promover o sono e que regula o ciclo sono-vigília.

A hiperventilação (frequente nos ataques de pânico) pode causar alcalose metabólica, remedio estimulante piorando o desconforto físico e gerando outras interpretações catastróficas. O indivíduo vulnerável fica apreensivo à possibilidade de novos ataques após um primeiro, pois cada crise intensifica o medo e a rede de interpretações do que a causou e de suas consequências. Deve-se reforçar o caráter passageiro (cerca de minutos) do ataque e, especialmente, instruir ao paciente para que ele respire pelo nariz e não pela boca, enfatizando a importância de ele tentar controlar a frequência de inspirações no intuito de não hiperventilar. Em grande parte das vezes, a tranquilização rápida e o caráter autolimitado dos sintomas são suficientes para terminar com a crise.

Em momentos de crise, o problema causa sintomas físicos, como respiração irregular, falta de ar, formigamentos, calafrios, suor, desconforto abdominal ou náusea, taquicardia e dor no peito. Como se fosse uma crise de ansiedade amplificada, mais intensa, maior. Há casos ainda que síndrome leva a dependência química, já que pode ocorrer um aumento do consumo de álcool para tentar aliviar os sintomas. Quem sofre de transtorno do pânico continua sentindo desconforto mesmo depois de um ataque, pelo simples medo de experimentar essas sensações novamente e não saber quando elas acontecerão.

Não é uma tristeza passageira que irá melhorar de um dia para o outro, sem o apoio necessário. Muitas vezes, mesmo após o tratamento e ao sentirem que os sintomas melhoraram, os pacientes sentem medo de que a depressão volte a se manifestar. Estamos justamente no mês do combate ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. O ato de tirar a própria vida é um dos resultados mais graves da depressão.

Para além do acompanhamento médico, o apoio familiar também é fundamental para o tratamento desta doença. Além disso, o sexo também pode funcionar como um antidepressivo natural que pode ajudar a ultrapassar a depressão pois estimula a produção de hormônios que melhoram o humor.

Embora seja normal sentir um pouco de ansiedade com situações difíceis e preocupações com a vida, às vezes pode ser difícil lidar com ela, gerando aquela sensação de estar sobrecarregado. Abaixo, fornecemos uma lista de dicas e estratégias te ajudar a evitar que sua ansiedade atinja um nível prejudicial. Mesmo que nem todos lutem contra um distúrbio de ansiedade alto, estratégias para ajudar a aliviá-la e lidar com a ansiedade "normal" do dia a dia podem te ajudar a viver a vida que você deseja.

Todas essas situações podem ser caracterizadas como Insônia, um distúrbio do sono que pode ter inúmeras causas. Predisposição genética, causas físicas ou problemas psicológicos, estão entre elas. Além disso, há doenças que podem desencadear ou agravar os episódios de Insônia, como a Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHO), Depressão, Transtorno de Ansiedade, Fibromialgia e doenças da glândula tireoide, por exemplo.

Transtorno do pânico. O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

E também porque a ausência de um repouso adequado piora os sintomas das doenças do sono. Existem vários fatores, relacionados à rotina do dia a dia, que podem ser causadores da insônia, como por exemplo a ansiedade, o estresse, enxaqueca, dores de cabeça, artrite e também distúrbios respiratórios. O uso de eletrônicos ao dormir podem comprometer o descanso, pois estes aparelhos emitem um tipo de luz que inibe a produção da melatonina, o hormônio que nos causa a sonolência.

13 Sintomas de depressão Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades. Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado.

Ela pode ser eficaz quando os problemas de sono forem causados ​​por consistentemente ir dormir e acordar tarde (por exemplo, ir dormir às 3 horas da manhã e acordar às 10 horas ou mais tarde) — chamada de doença da fase de sono atrasado. Para ser eficaz, a melatonina deve ser tomada quando o corpo produz normalmente a melatonina (início da noite para a maioria das pessoas). O uso de melatonina para insônia é controverso, mas, como tem poucos efeitos colaterais, ela é segura para uso. Ela pode ser eficaz para uso durante curtos períodos (algumas semanas), mas os seus efeitos em longo prazo ainda são desconhecidos.